1 de dez. de 2011

Cromo: o que está sendo feito?


O cromo abandonado nas antigas instalações da empresa Amazônia Cromação, assunto trazido à baila pela edição 06 deste Jornal, que vem rendendo um significativo processo de mobilização, inclusive gerando pauta para outros veículos de imprensa da região e provocando diversas manifestações na internet, tanto no Facebook como no blog d’OTricordiano

O jornal procurou a Prefeitura e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA) e foi informado que a administração municipal participará de uma reunião em Lavras, no dia 25 de novembro, para encontrar a solução mais rápida e eficiente para o problema.

O presidente da Câmara de Três Corações, Altair Nogueira, também foi procurado para apresentar a posição do Legislativo com relação ao problema.

Segundo as informações recebidas do presidente, via e-mail, houve uma visita ao local para verificar a situação dos produtos químicos abandonados na antiga indústria Amazônia e a o que foi visto preocupou a todos.

Informou ainda que após a visita à Amazônia, aconteceu um encontro com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcelo Murad para conhecer a posição oficial do município. O secretário então esclareceu sobre os altos custos para a retirada dos produtos e sobre o fato de que já existe uma ação na justiça cobrando esta atitude dos proprietários da empresa, que alegam não terem recursos para tomar esta providência.

Altair afirmou que outro fator deve ser levado em conta: há também justiça uma ação embasada na cláusula de reversão da área ao patrimônio municipal e, enquanto não houver uma sentença, o município não poderá solucionar o problema, mesmo que tenha os recursos necessários.

O presidente destacou o empenho da SEMMA na busca pela solução deste grave problema ambiental em Três Corações, falando também da disposição da Câmara em ajudar no que for possível. Finalizando a mensagem, Altair afirmou que o Legislativo está trabalhando junto da Secretaria e a Procuradoria do município, para encontrar a melhor forma de resolver o problema o mais rápido possível.

Na próxima edição, O Tricordiano publicará a posição da Prefeitura e os resultados da reunião sobredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui sua opinião tem espaço. Comente!