1 de dez. de 2011

Proteja sua pele contra o sol


O sol é importante para a síntese da vitamina D na pele e fixação do cálcio nos ossos. Daí a importância das crianças tomarem banhos de sol, por curtos períodos, diariamente. Mas, é preciso se proteger da radiação solar, pois ela pode ser danosa à saúde.



Entre os efeitos maléficos do sol destacam-se as queimaduras, sardas, reações de fotossensibilidade (manchas), entre outras. Essas alterações levam anos para se desenvolver e causam rugas, manchas, perda de elasticidade e fotoenvelhecimento. Alterações graves como o câncer de pele podem ser letais e a maioria deles resulta de exposição excessiva à luz do sol. O câncer de pele é completamente curável quando tratado em seus estágios mais precoces. O cuidado deve ser redobrado para quem tem a pele muito branca, olhos claros, cabelo vermelho, sardas, e também nos bebês, crianças pequenas, pessoas com vitiligo, albinismo, lúpus eritematoso, eczema, rosácea e herpes simples. Os raios UVB provocam queimaduras, enquanto os tipos UVA danificam a elastina e envelhecem a pele. Para evitar estes danos é preciso usar o protetor solar.

- O que é um protetor solar? É um produto de uso externo que contém em sua formulação filtros solares que são substâncias químicas e/ou físicas que atuam como barreiras protetoras da pele protegendo-a contra radiações solares.
- Como deve ser a escolha de um filtro solar? Os principais tipos são: loção, gel e creme. As loções são mais comuns e adaptáveis a todos os tipos de pele. Os cremes são mais espessos e oleosos. O filtro solar em gel é recomendado para pessoas com acne ou com sensibilidade a oleosidade de cremes e loções na pele.

- Regras básicas que devem ser seguidas: O filtro solar deve ser usado todos os dias nas áreas mais expostas (face, nuca, orelhas, mãos) independente da cor da pele. Deve-se aplicar o filtro de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplicá-lo a cada duas horas. Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e use sempre chapéu e óculos escuros.

Lembre-se: a simples utilização do protetor solar não garante a total prevenção, e nem significa que se pode expor por mais tempo ao sol. O objetivo do seu uso é amenizar e proteger dos efeitos nocivos da radiação solar.
Consulte sempre seu médico.

Oferecimento: Farmácia Néctar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui sua opinião tem espaço. Comente!