9 de fev. de 2012

Tireóide e suas alterações


Oferecimento: Farmácia Néctar 
Parceiro da saúde

A tireóide é uma pequena glândula endócrina localizada no pescoço. Ela produz dois importantes hormônios: o T3 e o T4, que são levados pela corrente sanguínea a todas as partes do corpo.

Os hormônios tireoidianos controlam o metabolismo, ou seja, a capacidade do organismo de usar os nutrientes dos alimentos para armazenar energia na forma de gordura ou queimá-los para alimentar os órgãos e tecidos, além de controlar o funcionamento de praticamente todos os órgãos.

As principais doenças da tireóide são: o hipertireoidismo, o hipotireoidismo e os nódulos tireoidianos.

O que é hipertireoidismo?
O hipertireoidismo acontece quando a tireóide produz mais hormônios que o normal, isto faz com que o organismo todo funcione de forma acelerada, gastando mais energia e produzindo mais calos. Este problema acontece mais em mulheres entre 20 e 40 anos e pode atingir vários membros de uma mesma família.

Quais são os sintomas?
Fraqueza muscular; Dificuldade em subir escadas e levantar coisas pesadas; Tremores nas mãos; Batimentos cardíacos acelerados (taquicardia); Fadiga e cansaço fácil; Perda de peso importantes, mesmo alimentando-se de forma normal; Fome excessiva; Diarréia ou aumento do número de evacuações; Irritabilidade, agitação e ansiedade; Insônia; Problemas nos olhos (irritação, ardência ou dificuldade de enxergar); Irregularidade menstrual; Suor excessivo e sensação de calor exagerada; Infertilidade.

Qual é o tratamento?
Vários tipos de tratamento podem ser usados no controle do hipertireoidismo, dependendo da causa em questão. O tratamento pode ser feito com medicamentos.


Na próxima edição: o hipotireoidismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui sua opinião tem espaço. Comente!